Olá meus Unicórnios tudo bem com vocês?
Com aqui hoje mostrar para vocês os gêneros de animes
Shoujo: O gênero vem da palavra japonesa para “garota”, e como o próprio nome explicita, é direcionado especialmente as meninas e adolescentes, seus enredos são sempre recheados de romance, beleza e desenvolvimento dos sentimentos das personagens, que para se assimilarem as leitoras, tem basicamente a mesma faixa etária (outro ponto importante da cultura japonesa, o protagonista de determinado gênero deve ter exatamente a mesma idade do público alvo, para assim atingir seus objetivos).
Shonen: A contraparte do shoujo, significa “menino” e é direcionada ao público masculino jovem e adolescente, tem base em enredos que ressaltam a coragem e o companheirismo como valores importantes para uma boa vida. Os heróis de shonen são na grande maioria, anti-heróis, delinquentes problemáticos dos quais todos já desistiram. Existe nos shonens a ideia da luta do bem contra o mal, e a promessa de que no fim todos os sacrifícios valeram a pena.
Kodomo: Um gênero direcionado especialmente para as crianças, onde é ensinado a respeitar os mais velhos, preservar boas amizades (na verdade este é um ponto constante nos dois gêneros seguintes também), e coisas do gênero. Com enredos simples e de fácil compreensão, são muito consumidos pelas crianças.
Josei: Se a adolescente tem um gênero, a adulta japonesa também tem, e este se chama Josen, que é ao pé da letra “mulher madura”, com enredos um pouco mais densos e centrados em problemas mais complexos que o shoujo, o Josen se tornou popular com o mangá/anime NaNa, que trata dos acontecimentos que envolvem duas jovens com o mesmo nome.
Seinen: Metade madura do Shonen, direcionada aos “homens maduros” (significado da expressão), tem enredos densos assim como o Josen, mas assim como no Shonen, centrados em valores e atitudes esperadas de um homem na comunidade japonesa.
Ecchi: O gênero ecchi é como uma prévia para o gênero “hentai”, no ecchi, garotas seminuas acabam entrando nas mais vergonhosas situações, a ideia do gênero, que é direcionado especificamente para o publico masculino heterossexual é mostrar as protagonistas apenas de calcinha, sem lingerie, ou mais.
Hentai: É uma palavra japonesa que, nos países ocidentais, é usado para se referir, em especial, à pornografia nos estilos japoneses de anime e mangá. (Vale lembra que esse gênero é proibido para menores de 18 anos)
Bishoujo: é um termo japonês usado para referir-se a animes/mangás com garotas jovens e bonitas, geralmente abaixo da idade universitária. Bishoujo não está listada como palavra no proeminente dicionário japonês Koujien.
Shonen-ai: Ou ao pé da letra “amor entre garotos”, tem como principais fãs as adolescentes. Em histórias que lembram e muito o shoujo, garotos esguios e ingênuos (os chamados “bishonens”), mantém um amor velado por algum colega.
Shoujo-ai: Contraparte do shonen-ai, retrata o amor entre meninas, igualmente sutil, frágil e gentil, tem como principais cenários colégios internos e a admiração do calouro pela sua senpai, (aluna mais velha).
Yaoi: Novamente, amor entre garotos, mas neste gênero, além dos sentimentos, também são mostradas algumas cenas de sexo entre os personagens, obviamente com muito mais sutileza que nos animes hentais.
Yuri: Correspondente feminino do Yaoi, tem mais destaque em mangás do que em animes. É difícil achar um anime Yuri que não seja apenas um conjunto de fantasias masculinas de como deveria ser o amor entre duas mulheres.
Gekiga: Ou “figuras dramáticas” é o termo em japonês usado para definir um tipo mais adulto de mangá, voltado para públicos amadurecidos, sendo um estilo que pode retratar tanto temas reais quanto fictícios. Com um traço pesado, é um estilo não muito difícil de ser identificado: tramas psicológicas, busca de lei e ou vingança, armas, sangue, mortes etc.
Mahou shoujo: É um sub-gênero de anime e mangá shoujo e um tipo de personagem feminina jovem com poderes mágicos. As histórias mais famosas de mahō shōjo apresentam jovens meninas com capacidades sobre-humanas e que são forçadas a lutar contra o mal. As mahou shoujo são também conhecidas no Japão como majokko.
Mecha: São animes e mangás com robô gigante (geralmente bípede) controlado por um piloto ou controlador. Um mecha geralmente é uma máquina de guerra ou combate com pernas, cujos principais oponentes são monstros gigantes ou outros mechas. Geralmente são construídos em formato antropomórfico (de ser humano) ou de animais.
Harém: É um gênero de anime e mangá que apresenta um personagem masculino ou feminino, que vive rodeado por várias personagens do sexo oposto. Normalmente, são comédias românticas, mas podem se tratar de outros tipos.
Shotacon: Geralmente abreviado para shota, é um termo japonês para um complexo relativo à sexualidade (Shôtaro Complex), onde um adulto homem ou mulher sente-se atraído por um garoto mais novo e vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário